Pular para o conteúdo principal

Idéias brincadeiras, jogos...

De forma lúdica é a maneira mais fácil e prazerosa de ensinar...Seguem algumas idéias de jogos e brincadeiras que todos adoraram!!!

* Corrida com chapinha

Muito fácil de confeccionar, com tampinhas de garrafas pet, coloque sabão em pedra para que fique pesado, faça uma pista de corrida, com largada e chegada, cada jogador tem direito a um peteleco na tampinha, o jogador que tirar a tampinha da pista tem que voltar ao início. Vence quem ultrapassar a linha de chegada primeiro.

* Corrida com o nariz

Também com linha de largada e chegada, mas dessa vez na mesa. Dois competidores por vez, devem empurrar o "peão" até a linha de chegada. Eu fiz com ovinhos de chocolate, na época da Páscoa. Podendo ser adaptado.

* Dança da cadeira dos nomes

Uma ótima opção para fixar os nomes é a dança da cadeira dos nomes. Cada aluno deve
sentar na cadeira em que está seu nome.

* Brincadeiras com água

Crianças amam brincadeiras com água, aproveitando o calor, podemos usar e abusar de
brincadeiras com água. Uma delas é o arremesso de bexigas com água, ou "batata quente" com
a bola e também o escorrega maluco, com lona e muito shampoo... Deve ser feito num terreno
com grama ou terra, para não machucar as crianças...

* Espuma

A almofada rasgou?? Não esquenta... Use como ferramenta pedagógica, fazendo-os usar o tato para sentir, jogar para o alto e brincar MUITO...

* Dança da laranja

Aproveite a música da Xuxa para fixar a cor laranja com a Dança da laranja, ajuda também no equilíbrio e coordenação motora ampla...

* Pintura livre com pincel

Penduramos as folhas ofício para que eles pintem livremente. Foi muito legal e como ainda
não temos cavaletes...Foi uma forma legal para eles pintarem...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento cognitivo

Desenvolvimento cognitivo A palavra “cognição” remete às habilidades que garantem a capacidade do cérebro de processar informações e obter conhecimentos sobre o mundo. Sendo assim, ela engloba processos como pensamento, raciocínio, memória, linguagem, atenção, resolução de problemas, entre outros. E essas habilidades precisam ser desenvolvidas desde a infância, com jogos, brincadeiras, atividades e estímulos. Com o tempo, a maturação cerebral possibilita que a memória de lo ngo prazo se estabeleça e, aos poucos, a cognição vai se desenvolvendo por completo. Tudo isso demora um tempo e é importante para que a criança aprenda a viver no mundo. Por meio da aprendizagem contínua, a criança se adapta à realidade ao seu redor, aprendendo a se virar sozinha e a resolver os problemas que encontra durante a vida. 

Desenvolvimento psicomotor

Desenvolvimento psicomotor É imprescindível que as escolas de educação infantil trabalhem o desenvolvimento psicomotor da criança, fatores como a lateralidade, organização, noção espacial e esquema corporal devem ser trabalhados diariamente, pois todos esses conjuntos de habilidades são fundamentais para que a criança tenha êxito tanto no dia a dia quanto na vida acadêmica.

Medo

Normalmente quando sentimos medo, nosso corpo pode nos fornecer vários 'sintomas', como: coração batendo acelerado, arrepio, calafrios...  O medo é uma emoção extremamente necessária como forma de proteção, pois quando sentimos medo, nos reservamos e tomamos mais cuidado em certas situações. Porém, devemos tomar cuidado com o medo, para que ele não nos limite. É normal sentir medo quando estamos a descobrir algo novo, mas ele não pode nos impedir de buscar novos objetivos, senão não será possível alcançá-los. O medo não pode nos paralisar, por isso temos que saber controlá-lo, para que ele não  nos acompanhe todo o tempo. Sabendo administrar, o medo, é uma emoção controlável e de possível convivência.  Nesta época de pandemia a emoção que mais nos acompanha é o medo: medo de ficarmos doentes, de nossos familiares ficarem doentes, medo de aglomeração... Temos que tomar cuidado para que o medo não se torne pânico, pois muitas vezes somente nos atentamos a noticias ruins, vemos e