Pular para o conteúdo principal

Musicalização infantil

   

     A musicalização sempre foi muito usada na Educação infantil em nossas escolas, e não é a toa, a música encanta desde os mais jovens aos da mais tenra idade, isto é fato. Desde o ventre de sua mãe o sentido mais apurado de um bebê é sua audição, daí a importância de estarmos sempre conversando, lendo e cantando para nosso bebê. A música aproxima, relaxa e nos faz ter uma melhor socialização e adaptação. A musicalização infantil  é de extrema importância desde a educação infantil pois através da música as crianças desenvolvem: a linguagem, ritmo, coordenação motora (através os gestos e danças) e aproximam amigos e professores, fazendo a convivência diária muito mais prazerosa.

     Estudos apontam que através das músicas infantis a criança se alfabetiza mais rápido, pois nas músicas cantadas por eles, as sílabas são ritmadas e repetitivas, o que os faz ouvir melhor cada sílaba e fazendo com que a criança entenda o significado das palavras através dos gestos que se fazem ao cantar. A criança que tem contato com a música tem um melhor desenvolvimento, sente-se mais estimulada.  

     A musicalização é importante em todas as etapas, pois a criança estimulada com música tem maior poder de concentração em suas atividades, potencializando sua capacidade de memorização.  Devemos saber escolher o melhor estilo musical para nossas crianças, pensando sempre em um bom desenvolvimento, não nos esquecendo que a melodia e a letra devem ser levadas em conta na hora da escolha. 

   Temos ótimas opções de músicas infantis, escolham bem, cantem e encantem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento cognitivo

Desenvolvimento cognitivo A palavra “cognição” remete às habilidades que garantem a capacidade do cérebro de processar informações e obter conhecimentos sobre o mundo. Sendo assim, ela engloba processos como pensamento, raciocínio, memória, linguagem, atenção, resolução de problemas, entre outros. E essas habilidades precisam ser desenvolvidas desde a infância, com jogos, brincadeiras, atividades e estímulos. Com o tempo, a maturação cerebral possibilita que a memória de lo ngo prazo se estabeleça e, aos poucos, a cognição vai se desenvolvendo por completo. Tudo isso demora um tempo e é importante para que a criança aprenda a viver no mundo. Por meio da aprendizagem contínua, a criança se adapta à realidade ao seu redor, aprendendo a se virar sozinha e a resolver os problemas que encontra durante a vida. 

Desenvolvimento psicomotor

Desenvolvimento psicomotor É imprescindível que as escolas de educação infantil trabalhem o desenvolvimento psicomotor da criança, fatores como a lateralidade, organização, noção espacial e esquema corporal devem ser trabalhados diariamente, pois todos esses conjuntos de habilidades são fundamentais para que a criança tenha êxito tanto no dia a dia quanto na vida acadêmica.

Medo

Normalmente quando sentimos medo, nosso corpo pode nos fornecer vários 'sintomas', como: coração batendo acelerado, arrepio, calafrios...  O medo é uma emoção extremamente necessária como forma de proteção, pois quando sentimos medo, nos reservamos e tomamos mais cuidado em certas situações. Porém, devemos tomar cuidado com o medo, para que ele não nos limite. É normal sentir medo quando estamos a descobrir algo novo, mas ele não pode nos impedir de buscar novos objetivos, senão não será possível alcançá-los. O medo não pode nos paralisar, por isso temos que saber controlá-lo, para que ele não  nos acompanhe todo o tempo. Sabendo administrar, o medo, é uma emoção controlável e de possível convivência.  Nesta época de pandemia a emoção que mais nos acompanha é o medo: medo de ficarmos doentes, de nossos familiares ficarem doentes, medo de aglomeração... Temos que tomar cuidado para que o medo não se torne pânico, pois muitas vezes somente nos atentamos a noticias ruins, vemos e