Pular para o conteúdo principal

Como criar o hábito da leitura nas crianças



Sabemos que nos tempos atuais, a tecnologia tem tomado espaço de hábitos antigos, como por exemplo a leitura de livros por crianças, adolescentes e adultos. Crianças e adolescentes já não sabem fazer pesquisas em livros, não freqüentam bibliotecas, não compram nem presenteiam com livros e poucos títulos literários conhecem. Como resgatar o hábito e o prazer da leitura de antigamente? Devemos começar a criar o hábito desde cedo, já nos primeiros anos de vida do bebê, com livros de pano ou de plástico, com sons e bem coloridos.
 Com o passar dos anos, o livro já vai fazer parte de sua vida. Ao ingressar na escola, na Educação Infantil, a prática da leitura diária pelo professor é importante para que os pequenos descubram no mundo da leitura um mundo de sonhos e desafios, onde sua imaginação irá voar...
 
  E esta prática deve ser adotada também em casa pelos pais, pois a partir desta descoberta, o maravilhoso mundo das palavras estará à frente deste pequeno leitor e será aguçada a sua vontade de descobrir cada vez mais o que o espera dentro de cada página de um livro.

E então, a infância de seu filho(a) já estará marcada e influenciada por livros e leitura e você não precisará mais oferecer os livros, eles mesmos buscarão e encontrarão nos livros o enorme prazer da descoberta!!
E então, a infância de seu filho(a) já está os pais podem estimular a seus filhos a tambnto em casa, mesmo com revistas em quadrinhos, jornais, et

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento cognitivo

Desenvolvimento cognitivo A palavra “cognição” remete às habilidades que garantem a capacidade do cérebro de processar informações e obter conhecimentos sobre o mundo. Sendo assim, ela engloba processos como pensamento, raciocínio, memória, linguagem, atenção, resolução de problemas, entre outros. E essas habilidades precisam ser desenvolvidas desde a infância, com jogos, brincadeiras, atividades e estímulos. Com o tempo, a maturação cerebral possibilita que a memória de lo ngo prazo se estabeleça e, aos poucos, a cognição vai se desenvolvendo por completo. Tudo isso demora um tempo e é importante para que a criança aprenda a viver no mundo. Por meio da aprendizagem contínua, a criança se adapta à realidade ao seu redor, aprendendo a se virar sozinha e a resolver os problemas que encontra durante a vida. 

Desenvolvimento psicomotor

Desenvolvimento psicomotor É imprescindível que as escolas de educação infantil trabalhem o desenvolvimento psicomotor da criança, fatores como a lateralidade, organização, noção espacial e esquema corporal devem ser trabalhados diariamente, pois todos esses conjuntos de habilidades são fundamentais para que a criança tenha êxito tanto no dia a dia quanto na vida acadêmica.

Medo

Normalmente quando sentimos medo, nosso corpo pode nos fornecer vários 'sintomas', como: coração batendo acelerado, arrepio, calafrios...  O medo é uma emoção extremamente necessária como forma de proteção, pois quando sentimos medo, nos reservamos e tomamos mais cuidado em certas situações. Porém, devemos tomar cuidado com o medo, para que ele não nos limite. É normal sentir medo quando estamos a descobrir algo novo, mas ele não pode nos impedir de buscar novos objetivos, senão não será possível alcançá-los. O medo não pode nos paralisar, por isso temos que saber controlá-lo, para que ele não  nos acompanhe todo o tempo. Sabendo administrar, o medo, é uma emoção controlável e de possível convivência.  Nesta época de pandemia a emoção que mais nos acompanha é o medo: medo de ficarmos doentes, de nossos familiares ficarem doentes, medo de aglomeração... Temos que tomar cuidado para que o medo não se torne pânico, pois muitas vezes somente nos atentamos a noticias ruins, vemos e