Tenho visto nas redes sociais muitas dúvidas sobre como será em período de quarentena a continuidade dos estudos dos filhos, bem, o MEC instituiu aulas on-line, a famosa EAD para os alunos do ensino básico. Mas então? Como fazer? Como as escolas estão se mobilizando para preparar estas aulas? Como os alunos receberão esta novidade? Como os pais organizarão isso em meio a todo este momento?
Nenhum de nós estava preparado para ficar em quarentena, nem a escola, nem os pais, muito menos as crianças! Estamos enfrentando um momento atípico, onde só ouvimos falar que aconteceu quando estudamos em História sobre alguma peste, Gripe espanhola, entre outras mais... E agora? Está acontecendo, somos protagonistas desta história! Temos que nos adaptar a toda esta realidade, e junto a ela, pais em home office, dividindo seu tempo e atenção com seus filhos que também estão em casa, estudando EAD. Não, não estávamos preparados para esta realidade, não sabemos como dividir nosso tempo! Como colocar as crianças para assistirem vídeos com conteúdos e fazer atividades, como fazê-los entender que durante um período, não será mais na escola que eles aprenderão, e sim, em casa, ali, com os pais... Precisa de maturidade para este entendimento, nós, adultos, estamos conseguindo conciliar toda essa novidade? Tenho certeza que a resposta da grande maioria será NÃO, e como então, cobrar isso de nossos filhos?
Primeira dica: Organize seu tempo junto com o de seu filho(a), dose o tempo de trabalho com o tempo de acompanhá-lo nos estudos e o tempo de lazer com eles, sabemos que temos muita coisa para adiantar, muito a se fazer, mas temos que dosar nosso tempo. Caso isso não aconteça, ficaremos em quarentena completamente estressados e desse jeito, nada flui.
Segunda dica: Desligue-se dos noticiários e fake news em redes sociais, você já sabe o que precisa fazer e já está fazendo: fique em casa. E aproveite este tempo para voltar-se para ela, sua casa, sua família, sua vida! Um mundo só de vocês, onde você e sua família são os protagonistas, e são eles que você ama e deve investir todo o seu tempo. A gente passa a vida toda correndo lá fora, chegou a hora de aproveitarmos aqui dentro... Aqui dentro, onde estão os tesouros mais preciosos, que estão cheinhos de vontade de serem descobertos... Dance no meio da sala, cante bem alto e desafine, o que é que tem? , jogue vídeo game, quebra-cabeça, leia um livro para seu filho(a), pinte um quadro, faça um bolo...
Tudo o que temos a fazer é cuidar de nossa saúde emocional e de nossa família, cuidando dela, tudo a nossa volta ficará mais leve e assim, você terá seu tempo para o home office e seu filho para o homeschooling.
Terceira dica: Não cobre demais de seu filho(a). Deixe-o a vontade para estudar, estipule um horário em que ele não esteja distraído com jogos ou desenhos, pense com ele um momento melhor para estudar, ele deve estar motivado para ouvir as vídeo aulas e não ser obrigado a isso... Eles não entendem que estão em casa, mas não estão de férias, tudo isso precisa ser conversado para que a criança entenda. Fique junto com ele assistindo e incentive-o a fazer as atividades, busque no youtube atividades práticas também, sabemos que não são educadores e muitos não tem a didática de dar aulas, não se cobre disso, ajude-o como se fosse um dever de casa, acompanhe-o dessa maneira. A responsabilidade de passar os conteúdos não são dos pais, depois disso tudo passar, (e vai passar!), nós, escola e educadores, reavaliaremos os projetos e tudo será compensado... Nenhuma criança será prejudicada!
Cuide-se em tempo integral, a sua saúde emocional e de sua família deve ser preservada para sairmos dessa quarentena como pessoas melhores. A vida está nos proporcionando essa reavaliação. Pensem nisso! Use o mal para o bem! Reavalie-se! Reinvente-se! Recrie-se!
Fiquem em casa e cuidem-se!
Fiquem em casa e cuidem-se!
Comentários
Postar um comentário