Temos presenciado em nosso dia a dia uma preocupação enorme em acelerar o aprendizado e desenvolvimento das crianças - por parte de adultos, em demonstrar o quanto seu filho(a) é esperto, inteligente! Este é um fato que ocorre em todo o mundo, porém, o que isso tem causado nas crianças? Na escola podemos perceber o quanto a cobrança está sendo grande nos pequeninos... Esta cobrança causa grande ansiedade em pais e mães, mas também vários prejuízos - a longo prazo - nas crianças.
Crianças devem ser crianças, curtir sua infância, afinal, é no brincar que as crianças desenvolvem nas áreas cognitiva, afetiva, social e motora. Através de uso de brinquedos e brincadeiras a criança desenvolve sua capacidade criativa e investigativa, aprende a buscar soluções, a aguardar sua vez, a respeitar regras, a trabalhar em grupo. No entanto, a sociedade com seus excessos tem tirado a infância da criança, tornando difícil a vida dos pequenos... Trazendo a cada dia mais, problemas comportamentais, e dificuldades escolares, causados em sua maioria pela falta do brincar.
Algumas escolas tendem a satisfazer a expectativa dos pais, adultizando e intelectualizando estas crianças cedo demais, colocando conteúdos e atividades não pertinentes à idade. Esta atitude, tole a criatividade, tão importante para o desenvolvimento infantil.
O cérebro infantil, tal qual uma esponja, tende a absorver informações diversas durante o dia. Pais e cuidadores tem a cada dia mais dado estímulos às crianças, através de "babás eletrônicas" - tablets, celulares e tvs. Estes conteúdos, muito lúdicos e coloridos, chamam a atenção da criança, fazendo-os absorverem parte deles e o resultado disso são crianças de 2 anos recitando e reconhecendo todo o alfabeto, sabendo contar até 20/30 e quando chegam nas escolas, estas também aceleram o processo de alfabetização, sem entender que as fases precisam existir, porém, o uso excessivo de tecnologia causa dificuldade de concentração, má qualidade do sono, sedentarismo, problemas de saúde mental, atraso na aprendizagem, problemas de visão, entre tantos outros distúrbios... Essa superestimulação tem levado muitas crianças ao esgotamento. Sim, crianças também ficam esgotadas, sem ânimo e energia!
Todo educador deve entender das fases do desenvolvimento infantil e transformar sua sala de aula em um laboratório da infância, onde as etapas do desenvolvimento são respeitadas e usadas em sua totalidade. Não devemos ensinar a criança a escrever ou decorar letras antes de entenderem de consciência fonológica, rima, ritmo e tantas outras necessárias à alfabetização infantil. Antes, o que a educação infantil escolar deve promover são atividades que desenvolvem equilíbrio, linguagem, musicalização, trabalho em grupo, coordenação motora, atividades de lógica, histórias, encenação, ritmo, atividades livres e artísticas, explorar a natureza, sequência, habilidades sociais, todos em atividades lúdicas para que o cérebro infantil aprenda com prazer e emoção. Eles aprendem brincando!
Muitas vezes as crianças ficam sufocadas em tantos afazeres diários, além da escola: aulas extras de ballet, judô, natação, línguas... E podem acabar demonstrando em seu comportamento sua insatisfação. As crianças não vão falar que estão sobrecarregadas, elas poderão ter alguns comportamentos que irão denunciar isso, como: ficar irritadiças, agitadas, tristes, introvertidas... Deixemos as crianças terem voz, vamos ouvi-los em seu silêncio...
A infância é curta e este período é crucial para o desenvolvimento de habilidades que eles levarão por toda a vida! A aprendizagem significativa é aquela que extrai o melhor da criança, onde a criança aprende pelo próprio desejo de aprender, valorizando cada etapa do desenvolvimento, não queimando, nem pulando etapas. Por isso afirmo que a educação infantil é a fase mais importante da vida do ser humano, pois é nela que desenvolvemos habilidades e competências tão necessárias a vida adulta! Nela também devemos desenvolver habilidades emocionais, entender e aprender a gerenciar nossos sentimentos e emoções para que, quando adultos, tenhamos sucesso em nossa opção profissional.
Vamos deixar as crianças serem crianças! Cada coisa tem seu tempo, não queiram reduzir um tempo, que já é tão curto! Deixem que eles usem toda sua infância para que sejam estimulados da maneira correta e a alfabetização irá fluir maravilhosamente bem, no tempo certo! Não rotulem, nem comparem as crianças! E entendam, eles necessitam da infância!
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