Remodelando a infância
A infância é o período mais importante da vida do ser humano. É nessa fase que a base para a vida adulta é construída, tanto física quanto emocionalmente.
Mas que importância estamos dando a ela? Pais e escolas estão negligenciando esta fase tão importante das nossas crianças, superlotando agendas e aumentando a carga horária de aulas e afazeres. Tão importante quanto o cognitivo é o emocional dessas crianças. E quando vamos começar a pensar nele?
As experiências vividas na infância moldam a personalidade, as habilidades sociais, a capacidade de aprendizado e a saúde mental das crianças. De que forma essas experiências tem sido significativas para as crianças? O que elas estão verdadeiramente vivenciando hoje em sua infância?
A educação é moldada para a competitividade, Montessori já nos dizia:
"As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educarmos para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, nesse dia estaremos
educando para a paz. "
O que mais vemos hoje são escolas estampando nas redes sociais ou outdoors seus alunos ingressantes em faculdades públicas, fazendo disso seu atestado de qualidade. Até mesmo mães quando estão em grupo, querem mostrar do que seus filhos são capazes, que sabem ler, escrever, acima da média da idade. Mas esses mesmos alunos que estão sendo preparados para a competição,também estão sendo educados emocionalmente? A cooperação e a empatia são habilidades sociais fundamentais para a vida em sociedade. A competição constante pode gerar estresse, ansiedade e baixa autoestima nas crianças, especialmente nas que se sentem menos capazes. Por sua vez, a educação moldada na cooperação e respeito mútuo pode estimular a criatividade e a resolução de problemas, além de promover um ambiente de aprendizagem mais prazeroso e engajador.
As experiências da infância, como o amor, o carinho, a segurança e a disciplina, moldam a personalidade da criança, influenciando sua autoestima, sua capacidade de lidar com as emoções e suas relações interpessoais.
Temos que nos atentar para dar a eles a melhor experiência na infância para que tenham um futuro de sucesso e bem estar físico e mental. E falando em infância, que melhor experiência podemos dar a nossos filhos do que o contato com a natureza? Hoje a maioria das crianças não tem contato com animais, pé no chão e elementos da natureza. Te faço um convite agora, vamos remodelar a infância de nossos filhos? Mas como fazer isso?
- Diminuir o tempo de acesso a telas ;
- Ter escuta ativa e entender as necessidades deles - muitas vezes o comportamento inadequado é um sinal e um pedido de ajuda;
- Oferecer estímulos e motivá-los sempre a exercitar sua criatividade - pintura com água, criar bonecos com argila;
- Crie rotina semanal em família - o dia dos jogos, domingo do café da manhã em família, dia de cozinharem juntos...
- Plantem juntos, façam caminhada na natureza, ajude-os a identificar os sons dos passarinhos, animais e insetos na natureza.
São exemplos como esse que farão que seus filhos tenham uma infância feliz e cheia de memórias afetivas.
Na infância eles tem a capacidade de encontrar alegria nas pequenas coisas e é nela que formamos laços afetivos profundos, portanto, usem a infância de seus filhos. Não deixem a falta de tempo, a correria da vida e o vicio das redes sociais roubarem isso de sua família!
Comentários
Postar um comentário