Esta semana visitando um grupo de Professores da Educação Infantil pelo Facebook me deparei com um vídeo onde um pai está segurando um bebê e este bebê - conforme o pai vai escrevendo no quadro, vai falando todos os numerais até 20 e o alfabeto inteiro. E o título do vídeo: Meu neto, um ano seis meses, um gênio. Vou descrever um pouco do que vi: um bebê, que declamava os numerais e letras do alfabeto da mesma maneira com que passaram para ele, na sequência e com o mesmo tom de voz e ritmo com que - provavelmente - o adulto lhe ensinou. Não sei se, caso apontássemos alternados as letras e numerais, se este bebê saberia responder. Mas voltemos ao que estava no vídeo, que, pra mim, já é um absurdo, os comentário de vários professores do grupo - sim, era um grupo de professores e sinceramente fiquei bem perplexa com os comentários.. . Dizendo que o menino é super dotado... dando parabéns
aos pais... que estímulo é tudo... que criança estimulada desde cedo se
tornam ótimos estudantes...
Então vamos lá... Cuidado professores com o que estão entendendo como certo e importante. Temos tempo para tudo... crianças nesta idade precisam ser estimuladas sim, com sons, brinquedos, jogos, linguagem.. . Não fazê-los decorar letras e números.. . Isso ai, dependendo de quão estimulado seja na primeira infância, ele aprenderá lá na frente, na escola! Nesta idade temos que cantar, correr, pular, ensiná-los a guardar os brinquedos, a dividir, dizer não, corrigir suas birras e não estar preocupados com leitura. Dêem-lhes a leitura de mundo, deixe que experimentem andar descalço, cair e ralar joelhos. Por isso hj as crianças não sabem tomar decisões. Infelizmente algumas escolas e alguns pais - ao invés de trabalharem as funções executivas das crianças, pois isso sim, é primordial para todas as crianças, estão querendo colocar 'o carro na frente dos bois' , criança nesta idade tem que desenvolver linguagem, equilíbrio, coordenação ampla e fina , movimento de pinça... isso que deve ser estimulado neles, pois esta criança - a não ser que seja super dotado - não tem entendimento nenhum do que está pronunciando... o cérebro de uma criança de 1 ano e meio não esta aberto à consciência fonológica... não está maduro pra isso... e sem a consciência fonológica não há alfabetização. Por isso não se iludam, esta criança não sabe ler. E acreditem, tudo tem seu tempo! Não perca tempo ensinado letras e números.. . Estimule-os com músicas, jogos de montar, de encaixar.. . Criança tem que brincar, na brincadeira ele se desenvolve. Aí sim estaremos estimulando o cognitivo das crianças e elas serão adultos brilhantes... terão as funções executivas desenvolvidas e saberão distinguir o certo do errado, saberão tomar decisões, terão empatia com o próximo e saberão que se perderem eles podem tentar novamente, sem que isso seja um peso.. . Competição a todo custo não é legal... preserve seu filho, e deixe que a Verdadeira Escola faça seu papel... e como eu sempre digo: a Educação Infantil é a parte mais importante da escolarização. Pensem nisso...
Então vamos lá... Cuidado professores com o que estão entendendo como certo e importante. Temos tempo para tudo... crianças nesta idade precisam ser estimuladas sim, com sons, brinquedos, jogos, linguagem.. . Não fazê-los decorar letras e números.. . Isso ai, dependendo de quão estimulado seja na primeira infância, ele aprenderá lá na frente, na escola! Nesta idade temos que cantar, correr, pular, ensiná-los a guardar os brinquedos, a dividir, dizer não, corrigir suas birras e não estar preocupados com leitura. Dêem-lhes a leitura de mundo, deixe que experimentem andar descalço, cair e ralar joelhos. Por isso hj as crianças não sabem tomar decisões. Infelizmente algumas escolas e alguns pais - ao invés de trabalharem as funções executivas das crianças, pois isso sim, é primordial para todas as crianças, estão querendo colocar 'o carro na frente dos bois' , criança nesta idade tem que desenvolver linguagem, equilíbrio, coordenação ampla e fina , movimento de pinça... isso que deve ser estimulado neles, pois esta criança - a não ser que seja super dotado - não tem entendimento nenhum do que está pronunciando... o cérebro de uma criança de 1 ano e meio não esta aberto à consciência fonológica... não está maduro pra isso... e sem a consciência fonológica não há alfabetização. Por isso não se iludam, esta criança não sabe ler. E acreditem, tudo tem seu tempo! Não perca tempo ensinado letras e números.. . Estimule-os com músicas, jogos de montar, de encaixar.. . Criança tem que brincar, na brincadeira ele se desenvolve. Aí sim estaremos estimulando o cognitivo das crianças e elas serão adultos brilhantes... terão as funções executivas desenvolvidas e saberão distinguir o certo do errado, saberão tomar decisões, terão empatia com o próximo e saberão que se perderem eles podem tentar novamente, sem que isso seja um peso.. . Competição a todo custo não é legal... preserve seu filho, e deixe que a Verdadeira Escola faça seu papel... e como eu sempre digo: a Educação Infantil é a parte mais importante da escolarização. Pensem nisso...
Comentários
Postar um comentário