Pular para o conteúdo principal

A maneira correta de estimular seu bebê

Esta semana visitando um grupo de Professores da Educação Infantil pelo Facebook me deparei com um vídeo onde um pai está segurando um bebê e este bebê - conforme o pai vai escrevendo no quadro, vai falando  todos os numerais até 20 e o alfabeto inteiro. E o título do vídeo: Meu neto, um ano seis meses, um gênio. Vou descrever um pouco do que vi: um bebê, que declamava os numerais e letras do alfabeto da mesma maneira com que passaram para ele, na sequência e com o mesmo tom de voz e ritmo com que - provavelmente - o adulto lhe ensinou. Não sei se, caso apontássemos alternados as letras e numerais, se este bebê saberia responder. Mas voltemos ao que estava no vídeo, que, pra mim, já é um absurdo, os comentário de vários professores do grupo - sim, era um grupo de professores e sinceramente fiquei bem perplexa com os comentários.. . Dizendo que o menino é super dotado... dando parabéns aos pais... que estímulo é tudo... que criança estimulada desde cedo se tornam ótimos estudantes... 
Então vamos lá... Cuidado professores com o que estão entendendo como certo e importante. Temos tempo para tudo... crianças nesta idade precisam ser estimuladas sim, com sons, brinquedos, jogos, linguagem.. . Não fazê-los decorar letras e números.. . Isso ai, dependendo de quão estimulado seja na primeira infância, ele aprenderá lá na frente, na escola! Nesta idade temos que cantar, correr, pular, ensiná-los a guardar os brinquedos, a dividir, dizer não, corrigir suas birras e não estar preocupados com leitura. Dêem-lhes a leitura de mundo, deixe que experimentem andar descalço, cair e ralar joelhos. Por isso hj as crianças não sabem tomar decisões. Infelizmente algumas escolas e alguns pais - ao invés de trabalharem as funções executivas das crianças, pois isso sim, é primordial para todas as crianças, estão querendo colocar 'o carro na frente dos bois' , criança nesta idade tem que desenvolver linguagem, equilíbrio, coordenação ampla e fina , movimento de pinça... isso que deve ser estimulado neles, pois esta criança - a não ser que seja super dotado - não tem entendimento nenhum do que está pronunciando... o cérebro de uma criança de 1 ano e meio não esta aberto à consciência fonológica... não está maduro pra isso... e sem a consciência fonológica não há alfabetização. Por isso não se iludam, esta criança não sabe ler. E acreditem, tudo tem seu tempo! Não perca tempo ensinado letras e números.. . Estimule-os com músicas, jogos de montar, de encaixar.. . Criança tem que brincar, na brincadeira ele se desenvolve. Aí sim estaremos estimulando o cognitivo das crianças e elas serão adultos brilhantes... terão as funções executivas desenvolvidas e saberão distinguir o certo do errado, saberão tomar decisões, terão empatia com o próximo e saberão que se perderem eles podem tentar novamente, sem que isso seja um peso.. . Competição a todo custo não é legal... preserve seu filho, e deixe que a Verdadeira Escola faça seu papel... e como eu sempre digo: a Educação Infantil é a parte mais importante da escolarização. Pensem nisso... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento cognitivo

Desenvolvimento cognitivo A palavra “cognição” remete às habilidades que garantem a capacidade do cérebro de processar informações e obter conhecimentos sobre o mundo. Sendo assim, ela engloba processos como pensamento, raciocínio, memória, linguagem, atenção, resolução de problemas, entre outros. E essas habilidades precisam ser desenvolvidas desde a infância, com jogos, brincadeiras, atividades e estímulos. Com o tempo, a maturação cerebral possibilita que a memória de lo ngo prazo se estabeleça e, aos poucos, a cognição vai se desenvolvendo por completo. Tudo isso demora um tempo e é importante para que a criança aprenda a viver no mundo. Por meio da aprendizagem contínua, a criança se adapta à realidade ao seu redor, aprendendo a se virar sozinha e a resolver os problemas que encontra durante a vida. 

Desenvolvimento psicomotor

Desenvolvimento psicomotor É imprescindível que as escolas de educação infantil trabalhem o desenvolvimento psicomotor da criança, fatores como a lateralidade, organização, noção espacial e esquema corporal devem ser trabalhados diariamente, pois todos esses conjuntos de habilidades são fundamentais para que a criança tenha êxito tanto no dia a dia quanto na vida acadêmica.

Medo

Normalmente quando sentimos medo, nosso corpo pode nos fornecer vários 'sintomas', como: coração batendo acelerado, arrepio, calafrios...  O medo é uma emoção extremamente necessária como forma de proteção, pois quando sentimos medo, nos reservamos e tomamos mais cuidado em certas situações. Porém, devemos tomar cuidado com o medo, para que ele não nos limite. É normal sentir medo quando estamos a descobrir algo novo, mas ele não pode nos impedir de buscar novos objetivos, senão não será possível alcançá-los. O medo não pode nos paralisar, por isso temos que saber controlá-lo, para que ele não  nos acompanhe todo o tempo. Sabendo administrar, o medo, é uma emoção controlável e de possível convivência.  Nesta época de pandemia a emoção que mais nos acompanha é o medo: medo de ficarmos doentes, de nossos familiares ficarem doentes, medo de aglomeração... Temos que tomar cuidado para que o medo não se torne pânico, pois muitas vezes somente nos atentamos a noticias ruins, vemos e