Pular para o conteúdo principal

Emoção e afetividade no trabalho docente - Desenvolvendo a inteligência Emocional

       Antes de começarmos a falar de afetividade e emoção, vamos falar um pouco sobre um elemento primordial para introduzirmos emoção e afetividade em nossas aulas:  
A Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é a capacidade de identificar, usar, entender e gerenciar as emoções de maneira positiva para aliviar o estresse, comunicar de forma eficaz, ser empático com os outros, superar desafios e resolver os conflitos.
A inteligência emocional impacta muitos aspectos diferentes da sua vida diária, tais como a forma como você se comporta e a forma como você interage com os outros.
Ela pode ter um papel crítico para determinar nossa felicidade e sucesso. O modo como interagimos com nossas emoções e as regulamos tem repercussões em quase todos os aspectos de nossa vida. "Quem tem inteligência emocional geralmente é confiante, sabe trabalhar na direção de suas metas, é adaptável e flexível. Você se recupera rapidamente do estresse e é resistente", disse o psicólogo Daniel Goleman.

Daniel Goleman define a Inteligência Emocional como a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.”. Para Goleman, a Inteligência Emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. Como exemplo, o especialista aponta que a maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas. A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar. 
       Sabendo gerenciar suas emoções, o professor conseguirá atender às necessidades de cada aluno, entendendo-o, conhecendo-o e adequando sua aula às necessidades pedagógicas de seus alunos, sem que isso seja um transtorno para ele.

E como é o processo de aprendizado em nós?

     
     O aprendizado se dá em três etapas importantes: entender, aprender e fixar, nesta ordem. Primeiro entender, para depois aprender e então fixar. O aluno entende na sala de aula, e aprende estudando, em trabalhos. A fixação necessariamente ocorre quando dormimos. O período de sono é extremamente importante para ter consolidação de memória e deve ser sempre pensado. Se o aluno dorme pouco é prejudicial para ele, pois o cérebro trabalha menos para fixar. O sono reparador organiza bagunça do dia e consolida o que é importante no cérebro.
Por isso é importante ter estratégias para manter atenção do aluno durante a aula. A estrutura tradicional que temos tem culpa nisso. As salas de aula dispostas da maneira como há 50 anos atrás , técnicas de aprendizagem com decoreba e cópias e mais cópias não devem mais existir em uma sala de aula moderna. A aula é um elemento muito importante para entendimento do aluno esta deve ser aplicada com clareza e criatividade, para que assim, os alunos sintam emoção ao aprender e aí sim, este aprendizado terá significância na vida do aluno. 

Como a emoção ajuda no aprendizado?


     É uma ferramenta de aprendizado. A emoção positiva causa uma marca e promove aprendizado imediato. O foco deve ser que ele sinta prazer, que gere ativações no cérebro. Se ele se diverte, ele grava.


    Por isso a importância de aulas dinâmicas, lúdicas, com fixação através de jogos, brincadeiras que estimulem o raciocínio dos alunos. Através do  diálogo constante iremos conhecer nossos alunos e modificando o estilo pedagógico tradicional daremos aulas inesquecíveis e estaremos pra sempre marcados como professores fascinantes...
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento cognitivo

Desenvolvimento cognitivo A palavra “cognição” remete às habilidades que garantem a capacidade do cérebro de processar informações e obter conhecimentos sobre o mundo. Sendo assim, ela engloba processos como pensamento, raciocínio, memória, linguagem, atenção, resolução de problemas, entre outros. E essas habilidades precisam ser desenvolvidas desde a infância, com jogos, brincadeiras, atividades e estímulos. Com o tempo, a maturação cerebral possibilita que a memória de lo ngo prazo se estabeleça e, aos poucos, a cognição vai se desenvolvendo por completo. Tudo isso demora um tempo e é importante para que a criança aprenda a viver no mundo. Por meio da aprendizagem contínua, a criança se adapta à realidade ao seu redor, aprendendo a se virar sozinha e a resolver os problemas que encontra durante a vida. 

Desenvolvimento psicomotor

Desenvolvimento psicomotor É imprescindível que as escolas de educação infantil trabalhem o desenvolvimento psicomotor da criança, fatores como a lateralidade, organização, noção espacial e esquema corporal devem ser trabalhados diariamente, pois todos esses conjuntos de habilidades são fundamentais para que a criança tenha êxito tanto no dia a dia quanto na vida acadêmica.

Medo

Normalmente quando sentimos medo, nosso corpo pode nos fornecer vários 'sintomas', como: coração batendo acelerado, arrepio, calafrios...  O medo é uma emoção extremamente necessária como forma de proteção, pois quando sentimos medo, nos reservamos e tomamos mais cuidado em certas situações. Porém, devemos tomar cuidado com o medo, para que ele não nos limite. É normal sentir medo quando estamos a descobrir algo novo, mas ele não pode nos impedir de buscar novos objetivos, senão não será possível alcançá-los. O medo não pode nos paralisar, por isso temos que saber controlá-lo, para que ele não  nos acompanhe todo o tempo. Sabendo administrar, o medo, é uma emoção controlável e de possível convivência.  Nesta época de pandemia a emoção que mais nos acompanha é o medo: medo de ficarmos doentes, de nossos familiares ficarem doentes, medo de aglomeração... Temos que tomar cuidado para que o medo não se torne pânico, pois muitas vezes somente nos atentamos a noticias ruins, vemos e