sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Bullying e cyberbullying

Nós, professores - e que também já fomos alunos, já sabemos bem do que se trata o bullying. O bullying é um ato de violência física ou psicológica, e todos nós, ou já sofremos, já fizemos alguém sofrer ou até mesmo fomos um pouco cúmplices, por ver acontecer com alguém e não interferir. Muitos podem achar que o bullying não existe, que é uma coisa normal de crianças, que eles estão apenas brincando. Mas, infelizmente, não é o que pensa quem sofre com o  bullying... O bullying pode ser causado com zombarias, xingamentos e evoluir para agressão física ou tortura.
Crianças se tornam escravas de seu silêncio, presas em seu mundo, sem poder falar, se expor ou conseguir se livrar das encarnações sofridas pelos colegas. Temos que estar atentos a todos os alunos e enxergar por dentro, ver suas almas, que por vezes está ferida e sem forças para lutar. Crianças e adolescentes introvertidos, calados, sem amigos devem ser os primeiros a estarem sob o olhar atento dos pais e educadores. 
E além dos ataques sofridos no dia a dia, na escola, nos grupos que estão inseridos, hoje também temos, o cyberbullying, que é tão  prejudicial quanto o bullying. Através da internet adolescentes e adultos usam de falsos perfis para atacar e denegrir outras pessoas. E como se não bastassem os falsos perfis em redes sociais, agora as pessoas não precisam mais se dar ao trabalho de criar falso, agora existem aplicativos onde pessoas mandam recados anonimamente. E com isso, acredito que o número de agressões virtuais irá aumentar significativamente, infelizmente, pois o agressor não será punido nem reconhecido. Estamos caminhando a passos largos para a desumanização, a compreensão deu lugar à intolerância... Cada vez mais vemos crianças cada vez menores, irritadiças, intolerantes e estressadas. E a reação dessas crianças é sempre a violência com o outro. Temos que ensinar a nossos alunos e filhos a empatia, o se colocar no lugar do outro, a amar e respeitar. Entenda, busque e saiba identificar uma criança ou adolescente vítima de bullying, ele precisa de seu olhar, ele precisa de você, antes que seja tarde demais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário