quarta-feira, 18 de julho de 2018

E você, professor, como quer ser lembrado?

Fazendo uma reflexão, embaixo de uma árvore, com os olhos fechados, só ouvindo o som do vento e dos pássaros a meu redor, penso e relembro de meus tempos de escola, onde, também embaixo de uma laranjeira brincava e caçava joaninhas na hora do recreio. E me lembro como eram tempos bons, as aulas eram ótimas e os professores afetuosos. E então, vi ali, o quanto a escola me fez bem, o quanto ela fez parte de minha história e hoje, tenho boas coisas para contar. Talvez por esta escola, eu tenha criado o sonho de ser professora, talvez esta escola tenha ficado em minha memória e sem perceber, quis trazer para minha história, também uma escola, uma escola onde os professores sejam afetuosos e tenha uma árvore... Um espaço verde, onde meus alunos possam também caçar joaninhas... e borboletas, formigas e tudo o mais que sua imaginação deixar caçar, caçadores de histórias, de aventuras, de amizades e de emoções... Amo tudo o que a vida me trouxe e desejo poder ser lembrada pra sempre como alguém que fez a diferença na vida dos meus alunos e de suas famílias. Assim como me lembro de meus professores, que fizeram e ainda hoje fazem parte da minha vida! Quero ser lembrada como aquele beijo estalado e aquele abraço apertado, que naquele dia, meu aluno precisava. Não quero deixar de legado letras e números e sim memórias afetivas, pois estas sim, nunca mais serão esquecidas. 
Professores, usem  este período de férias para o descanso da mente, mas usem também para refletirem sobre sua prática diária. Perguntem-se: -Estou sendo para meu aluno o que aquele professor há tempos atrás foi pra mim? Estou encantando meus alunos com meu discurso e minhas aulas? Ou tenho sido duro e áspero com as palavras? 
Pensem, repensem e avaliem-se, nossa praxis deve ser de questionamento sempre das nossas ações para com o outro. Nosso trabalho é encantar e formar vidas, não deixem que nenhuma se perca pelo caminho. Não desista! Nós formamos e moldamos pessoas. Cabe a nós fazermos um excelente trabalho... Algumas dicas para encantar seus alunos:
* Se aproxime de seu aluno;
* Pare e escute o que ele tem a dizer; 
* O afeto é fundamental para o desenvolvimento do educando, dê carinho, deixe que ele sinta seu toque;
* Não grite;
* Saiba ter autoridade sem ser autoritário;
* Nunca afronte seu aluno, nem discuta com ele - lembre-se, ele é a criança, ensine-o a administrar seus sentimentos como raiva, angústia ou frustração;
* Converse e debata assuntos considerados sem importância, como uma cena da novela ou de um filme - com isso você aprenderá muito sobre seu aluno;
* A afetividade e a emoção sendo bem administradas são aliadas ao desenvolvimento pleno do nosso aluno.

Use essas dicas a seu favor e veja o quanto sua turma irá mudar e consequentemente o rendimento dela também...





Nenhum comentário:

Postar um comentário