sábado, 17 de novembro de 2018

Filhos descontentes

Percebemos durante o dia a dia escolar, crianças com dificuldades de socialização e entrosamento com amigos, dificuldades em aceitar opiniões contrárias e muita dificuldade em entender e seguir regras.
Muito me preocupo, enquanto educadora, onde essa geração irá chegar, mas infelizmente, nós pais, somos os responsáveis por esta geração descontente. Crianças e adolescentes criados ganhando presentes em todo  o tempo, sem que seja aniversário, ou por merecimento, com todas as suas necessidades e vontades satisfeitas, que nunca ouvem a palavra NÃO. Muitas vezes os pais sentem-se culpados por ter que passar parte do tempo trabalhando, sem participar da vida dos filhos e por conta disso, dão tudo o que podem aos filhos, mas esquecem de dar o que eles mais necessitam: a atenção.
Crianças precisam de nossa atenção, mesmo que seja durante pouco tempo, mas precisam ser ouvidos, receber orientações e muitas vezes ouvir o tão temido NÃO.
Quando eles tem a todo o tempo tudo o que querem, aprendem a não dar valor as coisas, tem dificuldades em dividir, não sabem se colocar no lugar do outro, com isso, passam a não se socializar, não conseguem resolver seus conflitos diários, pois acham que tudo deve ser como eles querem, e acabam se isolando. Não aprendendo a conviver. Temos que conhecer nossos filhos e perceber quando este isolamento está acontecendo e intervir para ensiná-los a gerenciar seus sentimentos. Temos que mostrá-los que eles podem se frustrar, ficar tristes e com isso aprender a resolver seus sentimentos e emoções, sem que seja necessário que os pais resolvam por eles. Eles tem que aprender a resolver, aprender a viver. Nossa obrigação enquanto pais, não é criá-los em redomas de vidro, mas sim ensiná-los a passar por conflitos, a andar por suas próprias pernas, a aprender a ouvir o NÃO e a conviver e a crescer com ele, com a certeza de que o NÃO educa, o NÃO fortalece.
Não se preocupem em serem chamados de pais maus, achando que seu filho irá deixar de amá-los ou ficar contra vocês. Um dia ele lhe agradecerá e repassará aos filhos dele os valores que você lhe ensinou, os NÃOS tão necessários para o crescimento do ser humano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário