sábado, 8 de dezembro de 2018

Filhos tem manual de instruções?

Estamos vivendo na época digital, muitas informações ao mesmo tempo e também muitas distrações com redes sociais que acabam nos dando pouco tempo para fazer tudo. Por conta disso, chegamos em casa estressados pois não conseguimos terminar nossas metas diárias. E, consequentemente descontamos em quem? Neles mesmos, em nossos filhos... Que por sua vez estão cheios de vontade de estar com a gente, com um turbilhão de conversas e brincadeiras. E é nesta hora que somos duros com quem menos merece, com aquele que mais precisa ser ouvido durante o nosso dia. Sabemos que muitas vezes estamos saturados por nosso dia corrido, mas não devemos, nunca, de maneira alguma despejar neles nossas frustrações. Temos que saber gerenciar nossos sentimentos e entender que somos nós que temos que conduzir as conversas e carinhos a nossos filhos. Não devemos deixar que os tablets e televisões roubem nosso espaço, nosso dever é dar-lhes atenção, carinho e amor. Infelizmente alguns pais são duros e lançam palavras por vezes cruéis para aqueles pequenos que não entendem porque estão sendo tratados assim, mas, infelizmente, eles acabam por se acostumar com esta indiferença e, assim como a um espelho, eles irão refletir estas atitudes e palavras cruéis. Eles estão começando a vida e as palavras que proferimos a eles só devem ser de carinho, nunca para causar mágoa ou dor, pois estas palavras eles levarão por toda a vida, sejam palavras positivas ou negativas. Nunca devemos nos esquecer que filhos são como espelhos, eles refletem o que eles vivem.
Mostre seu lado amoroso a seu filho, esqueça redes sociais e vá buscar um jogo para juntos brincarem, pegue um livro para ler na hora de dormir, dê sustos e cosquinhas... A vida pode ser muito melhor, se você mudar e passar a fazer a diferença na vida de seu filho.
Gritos não educam, você pode discipliná-lo na conversa, dizer NÃO é educar, é demonstrar que ama, uma boa conversa sempre é a melhor solução! Mostre que você é o adulto, responsável por ele, mas mostre o porque dizer NÃO naquele momento, converse e exponha pra ele o porque e nunca diga o famoso " porque sim!", nossos filhos podem e devem ser questionadores, eles tem que saber o porque de tudo, inclusive o porque do Não! E mais tarde, quando eles forem os pais, eles também saberão disciplinar com amor, assim como você o fez!
Nunca filhos terão um manual de instruções, não podemos seguir esta ou aquela cartilha para educar, educar não está em ler livros de psicologia ensinando como fazê-lo... Filhos são únicos, cada um é do seu jeito, cada um deve ser educado de uma maneira diferente. Não pense que tendo 5 filhos você deve educá-los da mesma maneira, você não tem clones, são 5 organismos diferentes, com opiniões, personalidades e convicções diferentes, entenda de seu filho para educá-lo, sem conhecer você não conseguirá... Aí está o X da questão: Você conhece seu filho??


Nenhum comentário:

Postar um comentário