quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

O que voce espera do seu filho no final do ano letivo?

Tenho certeza que a maioria dos pais e responsáveis irão dizer: que ele passe de ano, afinal, não faz mais do que a sua obrigação, só tem que estudar! Mas... vamos refletir um pouco sobre isso? 
Durante anos a sociedade vem alimentando que tratemos nossas crianças como se eles vivessem em uma competição, sempre tendo que dar o seu melhor, na escola, no judo, no ballet, na natação... Sempre esperamos ver os resultados e sempre esperamos que eles sejam positivos, claro...Sempre cobrando para que estejam além da média...  
Na época de entrega de boletins os pais ficam ansiosos para saber se seu filho(a) foi bem sucedido nas provas, alguns até prometem presentes caso sejam o melhor da turma. 
Esquecendo que por traz de uma nota baixa muita coisa pode estar escondida, como dificuldades de aprendizagens, transtornos de aprendizagens, má alimentação, uso excessivo de celulares e tablets, poucas horas de sono, e até mesmo uma depressão.
Mas o que temos que ter em mente, é que nossos filhos não são objetos para expormos em vitrines com medalhas ou boletins, eles são seres humanos, precisam primeiramente de nosso amor e atenção, mesmo que, não consigam sempre o lugar mais alto do pódio ou as melhores notas.
Não defina seu filho(a) por suas notas escolares, ele é muito mais do que isso. Basta relembrarmos de nossa época de escola, nem sempre os mais inteligentes da nossa sala são os que estão com melhor qualidade de vida hoje. 
Crianças muito cobradas crescem com alto nível de ansiedade, o que pode acarretar, alguns anos a frente insucesso profissional, irritabilidade, outras doenças... Lembrem-se disso, as crianças só terão sucesso em sua caminhada, seja ela pessoal, financeira ou profissional, caso tenham uma educação emocional positiva, é na infância que devemos educá-los emocionalmente para que cresçam adultos saudáveis, livres de doenças e transtornos psicológicos, o que atrapalharia muito sua evolução adulta. 
Conheça seu filho(a), explore suas habilidades, deixe-os mostrarem do que são capazes! Sem pressão, com prazer!
Precisamos ensiná-los e prepará-los para lidar com a vida, mostrar que nem sempre seremos os melhores, que nem sempre venceremos em uma partida, mas que isso não é o fim, que podemos ser bem sucedidos com esforço e dignidade. Ensina-los a pensar, a sentir e a agir de forma mais humana e empática. 
Que filhos estamos deixando para o mundo? Eles serão adultos com altas habilidades acadêmicas somente ou também terão a capacidade de administrar suas emoções e sentimentos, sabendo conviver em grupo e sendo gentil? 
Conheça seu filho(a), converse com ele sobre suas necessidades e preferencias, você pode estar usando uma frustração sua da infância e depositando nele o seu sonho! as vezes o seu sonho não será o dele. Permita que ele tenha seu próprio sonho e conquiste seus objetivos... Cuidado com as críticas e ameaças, elogie-o, mesmo que não alcance seus objetivos, elogie seu esforço! 
Sempre é o momento para mudanças, se voce, pai ou responsável, já teve uma atitude assim, está em tempo de mudar, mas não deixe para depois...Os filhos não tem manual de instrução, mas não desista, todos somos capazes de educar emocionalmente nossos filhos! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário