quarta-feira, 11 de abril de 2018

A infância e a era digital

A era digital está aí e não temos como negar. Não conseguimos mais, hoje em dia, viver sem a internet, emails ou redes sociais não é verdade? Mas até que ponto estamos sendo omissos com relação à quantidade de horas que nossos filhos passam navegando pela internet? Tenho me deparado com crianças de 2 anos que sabem manusear como ninguém um smartphone, minha filha mesmo, tem 4 anos de idade e sabe desbloquear meu celular e do meu marido sem errar nem se confundir. Há muito entusiasmo com relação as novas tecnologias, todos acham que as escolas também devem abolir livros e cadernos e usar somente tablets, afinal, a internet beneficia em muito a vida adulta, não seria bom eles aprenderem desde cedo a se utilizar dela?  Mas será que tanta tecnologia faz bem a nossos pequenos? Em que estamos transformando nossas crianças? Super crianças ou Mini robôs, que sabem muito bem entrar no youtube, em site de jogos, mas quando os colocamos a frente de um desafio não conseguem escolher a melhor decisão a tomar. As crianças usam o celular, mas não sabem amarrar os sapatos, não conseguem comer sozinhas. Muitos não deixam o celular nem na hora das refeições. Triste, mas é uma realidade de muitas famílias.
Além de que, pais e educadores devem estar atentos ao uso excessivo das tecnologias e da TV e o impacto que eles vem trazendo com eles para o desenvolvimento cognitivo, físico e psicológico das crianças.
Segundo as pesquisas, a exposição excessiva à TV, monitores e smartphones está associada ao desenvolvimento de problemas como obesidade, distúrbios do sono, problemas de comportamento agressivo, compulsivo e hiperatividade. O que nos causa ainda mais preocupação é o prejuízo com relação ao imaginário das crianças, pois prejudica o pensamento criativo, sua concentração e o interesse pelo mundo real.
A grande maioria dos pais, viveram em uma época onde eram priorizadas as brincadeiras com amigos, na rua, brincadeiras estas que aprendíamos a tomar decisões, a pensar antes de agir. Mas infelizmente, os jogos de hoje em dia são virtuais, não prezam a união, a cooperação. As crianças podem tomar qualquer decisão, que na próxima vida ele muda o caminho. Não fomentam o poder de decisão e muito menos a imaginação das crianças. Muitos nunca brincaram de amarelinha, escravos de jó ou atirei o pau no gato, brincadeiras simples, mas que nos faziam ter noção de ritmo, melodia, sequência, coordenação e atenção.
Não permita que seu filho(a) perca a essência da infância, leve-os ao parquinho da praça, deixe-o andar descalço, pule, cante, dance, brinque. 
Posicione-se e faça a diferença na vida de seus filhos, ensinando-os, levando-os a pensar e a buscar respostas e não dá-las prontas... O poder de decisão, está agora em suas mãos, use-o nesta vida, afinal, nós , meros expectadores da vida real, só temos esta . E temos que aproveitar o que a vida tem de melhor.  Curta e invista o seu tempo em seu filho.😉



2 comentários: