quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Educação com afeto

Estamos em período de férias escolares, momento de termos nosso merecido descanso, mas também de rever metas e objetivos para o próximo ano letivo e mais ainda, nos reavaliar enquanto educadores.
Pensemos em nossas aulas, avaliações, dia a dia com nossos alunos...fomos como deveríamos ser? Nos dedicamos e nos doamos a cada aluno? Fomos para nossos alunos como a nossa melhor professora foi para nós ou nos colocamos como aquele professor carrasco, que com certeza, todos nós tivemos?
Temos em nossas mãos o futuro de nossos alunos, e, muitas vezes não compreendemos a importância disso. Nós devemos ser exemplos, pessoas admiradas, onde nossos alunos podem se espelhar e confiar. O segredo para termos nossa turma em nossas mãos está no AFETO. Indico a quem ainda não viu, um filme bem reflexivo, chamado  Escritores de Liberdade, ele fala de uma turma desestimulada e desacreditada por todos na escola, nenhum professor queria estar naquela turma, até o dia em que uma professora se encontrou nela e aceitou o desafio. Muitos foram os percalços, muitas rejeições, até que eles não resistiram a dedicação da professora e o que era uma turma com alunos problema, passou a ser uma turma de amigos, baseado em uma história real! Se aconteceu com ela, por que não pode acontecer com cada um de nós? Temos o dever de educar com amor, nossa tarefa não é simples, mas quando dedicamos nossos dias a eles, tudo fica mais calmo e tranquilo. A educação com afeto é a maneira mais prática dos alunos aprenderem os conteúdos e se sentirem valorizados. Quando se aprende com afeto, nosso cerebro se enche de serotonina, que é o hormônio do prazer e eles passam a querer mais e se interessar mais pelos conteúdos, consequentemente, aprendem mais. Fazendo assim, estamos estimulando nossos alunos a serem pesquisadores, eles vão ficar tão interessados no conteúdo dado por você, que eles buscarão cada vez mais, farão pesquisas e trarão para a sala de aula como curiosidade. Aproveitem e usem isto sempre a favor de vocês, a favor de suas aulas. O aluno aprende mais efetivamente quando ensina, quando passa o que aprendeu ao outro. Use esta novidade em suas aulas, traga o momento de discussão sobre o assunto e os alunos terão prazer de passar aos outros o que entenderam e, com isso, nunca mais esquecerão, serão guardados nas memórias de longo prazo e não descartadas como os conteúdos decorados. E aí então, você verá que vale a pena educar com afeto!


2 comentários:

  1. Bem assim!!!
    Ótima matéria, estimular uns aos outros através dos sentimentos, esse é o caminho para o trabalho em conjunto e a vivência saudável.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Quando realmente passamos o que apreendemos com simplicidade e afeto, entendemos que todos tem a capacidade para ensinar, não importa o grau de escolaridade ou tamanhã sabedoria,pode ser uma criança ou um amigo, apreenderemos mais ensinando só estimularmos.

    ResponderExcluir